Curso



AGENTE CULTURAL EM MÍDIA RÁDIO


1. DADOS GERAIS DO CURSO


Nome: Curso de curta duração em Mídia Rádio
Área Profissional: Comunicação
Turnos: Matutino
Vagas: 30 vagas por curso (02 por CIEJA)
Regime de Matrícula: série única, ciclos de 10 semanas
Carga Horária do Curso: 44h (40h presenciais)






2. CONCEPÇÃO DO CURSO


O curso AGENTE CULTURAL EM MÍDIA RÁDIO coloca-se como uma opção de formação intensiva, direcionada para os interessados em atuar profissionalmente na gravação/finalização de produtos culturais em formato radiofônico para atendimento da demandas em departamentos de cultura, educação, ação social e correlatos.


A proposta está ligada indissociavelmente à abordagem da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a qual se pauta não apenas no direcionamento da força de trabalho, mas também e principalmente na educação integral do indivíduo, resgatando a sua auto-estima e promovendo o exercício pleno da cidadania.


Trata-se também de um curso essencialmente prático, desenvolvido em formato de oficinas temáticas coordenadas. Dessa forma, garante-se o desenvolvimento dos conteúdos em ritmo condizente com o desenvolvimento das competências práticas necessárias à produção radiofônica.




3. JUSTIFICATIVA PARA A OFERTA DO CURSO


O Rádio é um dos veículos que melhor sintetiza a essência da experiência comunicativa: seu poder de penetração, baixo custo, flexibilidade e agilidade são apenas alguns tópicos do vasto conjunto de predicados que o mantém, ainda hoje , como um dos veículos midiáticos mais populares.


Podemos dizer que ele é uma tecnologia madura e bastante consolidada, ainda que sua extinção tenha sido anunciada várias vezes por conta do advento de mídias mais novas e sofisticadas.


As questões que preocupam a radiofonia, são as mesmas que afligem as mídias (e a comunicação) como um todo:


  •  Estará a Comunicação Social realmente cumprindo o papel social que dela se espera, isto é, o de transformador da sociedade para melhor?
  •  Serão os meios de comunicação, nos dias de hoje, instrumentos importantes a serviço da democracia?
  • De que maneira a Educação pode proporcionar a devida leitura crítica dos meios de comunicação, estabelecendo uma ponte entre a sociedade midiática e a escola?
Assim entendemos que num curso voltado para a produção de bens culturais imbuídos de valores democráticos e de responsabilidade social, não pode faltar, ao lado do domínio técnico e estético, a práxis educomunicativa como garantia na construção de um conhecimento significativo e culturalmente legítimo.


Poderíamos enunciar sucintamente a proposta, como de um curso para formar realizadores de produções radiofônicas com sólida base cultural e estética, proficientes no emprego dos recursos mais avançados que a tecnologia do áudio digital e, consciente de sua responsabilidade dentro do projeto de uma sociedade desenvolvida e democrática.




4. OBJETIVOS DO CURSO


Pode-se dizer que a formação integral de agentes culturais com domínio das técnicas de produção digital avançada estimula a democratização da produção midiática e estimula a participação popular no sentido de atender à imensa demanda por conteúdos que já se verifica e que tende a crescer ainda mais.


Para formar um agente cultural com tais competências, é preciso dedicar várias horas do programa de estudos às vivências práticas, sem descuidar da criação de uma cultura empreendedora entre os alunos.


Dentro desta orientação, podemos sistematizar os objetivos da seguinte forma:


Objetivos gerais


a. discutir a interface entre comunicação, educação e cultura à partir da expressão oral resgatada pela linguagem radiofônica;
b. contextualizar a linguagem do rádio dentro do panorama cultural atual de convergência entre os meios de comunicação;
c. fornecer subsídios para o debate a respeito da democratização dos meios de comunicação nos dias de hoje.


(2) Objetivos específicos


a. proporcionar aos participantes uma vivência significativa de escuta inteligente e leitura crítica de produção em áudio;
b. propiciar o entendimento e domínio dos princípios básicos do áudio digital (sound design);
c. disponibilizar aos participantes recursos tecnológicos digitais poderosos e acessíveis para a produção midiática sonora
d. exercitar a produção e a publicação de conteúdo em áudio para a web (podcast).




5. ENFOQUE METODOLÓGICO DO CURSO


Considerando o que foi até aqui apresentado, cabe situar nossa abordagem metodológica a partir de dois eixos norteadores que se complementam: (1) a Alfabetização Midiática e (2) o Empreendedorismo Cultural.


(1) A Alfabetização Midiática


Entendida aqui como um trabalho de contextualização da linguagem sonora que vai muito além do simples domínio das ferramentas e técnicas de criação.


A leitura do mundo, tal como é realizada pelo “ouvido do microfone” desperta sensibilidade, propõe interpretações e induz às ações reflexivas que podem intervir decisivamente na transformação da sociedade.


Para tanto, as competências que se pretende desenvolver no curso, voltam-se muito mais para a reflexão crítica e o exercício da criação apoiada num repertório significativo de referências culturais.


Além da leitura crítica da produção veiculada pelo sistema aberto de comunicação radiofônica, levanta-se como fundamental o resgate e valorização da cultura local e regional, buscando a legitimidade de ambas como expressão social dos indivíduos dentro da comunidade.




(2) O Empreendedorismo Cultural


Aqui considerado como um conjunto de estratégias que viabiliza a realização de projetos, nosso conceito de empreendedorismo cultural pauta-se na capacidade e disposição do profissional de áudio/rádio para buscar seu espaço no mundo do trabalho, não apenas adequando-se às oportunidades oferecidas na área, mas contribuindo, também, com projetos e soluções oriundos da própria capacidade criativa e iniciativa.


O Empreendedorismo Cultural é considerado, hoje, uma possibilidade concreta para geração de renda e melhoria da qualidade de vida em contextos regionais e locais que não contam com uma programação em áudio (rádio, disco) que dialogue com a realidade imediata da população consumidora.


Dada a volatilidade característica do mercado de trabalho contemporâneo, o que se busca aqui não é oferecer uma qualificação profissional limitada e específica, mas abrir um leque de possibilidades referenciado na produção de mídia sonora com ênfase na qualidade do conteúdo e na competência técnica na implementação de diferentes formatos.






6. PERFIL DO EGRESSO


Dentro de um perfil geral, espera-se do AGENTE CULTURAL NA MÍDIA RÁDIO, que apresente o seguinte rol de competências:


a. elaborar roteiros e textos formatando a escrita dentro de padrões pertinentes ao rádio;
b. identificar, providenciar e organizar antecipadamente, insumos para produções da área, com base na interpretação de projetos, roteiros e instruções de direção, envolvendo iniciativas ou ações próprias;
c. captar ou registrar sons: exercer atividades de ajuste acústico de ambientes e de registro de sons (discurso verbal/diálogos/vozes, trilhas, ruídos e efeitos sonoros), a partir da interpretação de roteiros e de instruções de direção, escolher e ajustar microfones e operar aparatos digitais de controle de registros sonoros;
d. editar e finalizar sons: exercer atividades de aperfeiçoamento da qualidade sonora de produções, inclusive a inclusão de ruídos, música incidental e de trilhas;
e. dominar os recursos de comunicação digital informatizada que possibilitem a veiculação de conteúdos sonoros em sites, blogs, podcasts e demais ferramentas que possibilitem a publicação de áudio online.






7. POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO


Quanto ao campo de trabalho no qual este profissional poderá atuar, destacam-se:


a) emissoras de rádio comunitária autorizadas;
b) estúdios de ensaio e produção musical;
c) produtoras de shows, eventos culturais e videoclipe;
d) emissoras internas de escolas, ONGs, instituições civis e religiosas;
e) estúdios de som em faculdades e universidades;
f) emissoras de rádio via Internet (Webradio);
g) copiadoras e distribuidoras de mídias audiovisuais.




8. ESTRUTURA CURRICULAR


1º Módulo: Introdução ao rádio
(carga horária total: 12h presenciais)


SEMANA I SEMANA II SEMANA III
Linguagem, oralidade e radiofonia: breve história do rádio (02h)
Prática de gravação, Audacity Básico (06h)
O Rádio e a Lei (2h)
Roteiro para Rádio (02h)




2º Módulo: Voz e áudio
(carga horária total: 08h presenciais)


SEMANA IV SEMANA V
Prática de edição de áudio, Audacity Intermediário (04h)
Locução e Técnica vocal para Rádio (04h)




3º Módulo: Gêneros e formatos
(carga horária total: 08h presenciais)


SEMANA VI SEMANA VII
Formatos jornalísticos: entrevistas, reportagens, documentários(04h)
Formatos ficcionais: contos curtos, anedotas e sketchs (02h)
Formatos publicitários: vinhetas, spots e jingles (02h)


4º Módulo: Finalização e publicação de programas de rádio
(carga horária total: 12h presenciais + 04h online = 16h)


SEMANA VIII SEMANA IX SEMANA X*
Dominando o Audacity, Audacity Avançado(06h)
Podcast: o que é e para que serve (02h)
Podcast: criação e manutenção (04h)


CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 44 horas
* Mais 04 horas/atividade online desenvolvida em paralelo