sexta-feira, 17 de setembro de 2010

10 dicas para captação de áudio

1. Comece com um briefing:

a. O quê será gravado (só áudio, áudio-vídeo)?
b. Quais os recursos disponíveis (técnicos, financeiros, humanos)?
c. Qual o produto final da gravação (áudio para dub, ambiência, registro sonoro, outro)?
d. Qual a mídia em que será veiculado (rádio, TV, disco, cine, web, outra, mais de uma)?

2. Faça um plano de captação:


a. Com base no briefing, escolha o setup mais adequado (microfones direcionais, não-direcionais, lapela, boom, estéreo, etc).
b. Defina um percurso a ser seguido, baseado num reconhecimento prévio.
c. Preveja o tempo de permanência em cada local.
d. Assegure-se de que conta com todas as permissões necessárias;
e. Verifique as condições meteorológicas e de trânsito antes da gravação.
f. Eleja alternativas caso o previsto não possa ser concretizado.

3. Elabore um checklist a ser cumprido, relacionando todos os equipamentos e acessórios indispensáveis à gravação.

4. Teste todo o equipamento e acessórios antes da gravação.

5. O equipamento principal deverá se acompanhado de um outro reserva para que uma possível pane não invalide toda a sessão.

6. O equipamento principal é o conjunto composto por microfone, gravador e monitor, sendo que este último é de importância fundamental.

7. É conveniente ter sempre um auxiliar com que se possa contar.

8. Se possível, isole o ambiente de gravação para obter o melhor resultado.

9. Durante a gravação, não produza ruídos: não converse, desligue celulares e dispositivos sonoros.

10. Após a gravação, faça um backup de todo o material bruto.


(Referências bibliográficas: MCLEISH, Robert. Rádio - um guia abrangente da produção radiofônica. São Paulo: Summus, 2001. CRAWFORD, Doug. ABC da Gravação. São Paulo: Summus, N/C.

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