sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Fases do Rádio



foto publicada no site da UNICAMP

Podemos dividir a história do rádio em cinco grandes fases:

(I) Experimental – o rádio como uma tecnologia experimental, uma solução à procura de problemas. Radiodramaturgia (Soap Opera, EUA)
Gêneros dominantes: Educativo e cultural: palestras, música clássica.

(II) “Era de Ouro” – o rádio conhece seu apogeu de popularidade, tornando-se a grande mídia da família. Surgem os ídolos midiáticos.
Gêneros dominantes: música popular dançante, canções, noticiários e comerciais. Rádio + disco.

(III) Queda - com o advento da TV, o rádio perde audiência, quadros e patrocinadores. Gêneros dominantes: serviços, programação interativa. Rádio + telefone.

(IV) Retomada – a FM renova o fôlego do rádio, no Brasil, os festivais de música motivam a juventude a ouvir rádio e o esporte
Gêneros dominantes: música popular (jovem), esporte. Rádio + TV.

(V) Era Digital – a popularização da Internet possibilita produção interativa em Podcasts e Webradios.
Gêneros dominantes: programetes, relatos pessoais, radioarte. Rádio + computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário